quinta-feira, agosto 28, 2014

Profissional gaúcho, ex-Inter, comanda equipe juvenil do Ceará

Foto anexa: Divulgação/CearáSC.com - Juca à direita em pé
           O ex-volante Juca, que iniciou sua trajetória no futebol com a camiseta do Internacional, passou por outros grandes clubes como Fluminense, Botafogo e atuou no exterior, encerrou sua carreira recentemente, quando retornou de Dubai, onde passou a última temporada em um clube da cidade. Aos 34 anos, o profissional começou um novo desafio. No princípio de agosto, o gaúcho de Passo Fundo assumiu como treinador do Sub-17 do Ceará, clube que também defendeu dentro de campo por duas temporadas. Os resultados, ainda que embrionários, estão acontecendo. Em duas rodadas do Campeonato Cearense da categoria, 100%.
          “Eu já tinha interesse em permanecer no futebol. Está no sangue. Fiz o Curso de Treinadores no Rio Grande do Sul e logo em seguida recebi o convite do Ceará, que me deixou muito feliz. A ideia era para assumir o Sub-15, mas duas semanas depois me chamaram para comandar o Juvenil. Além da responsabilidade maior, fiquei satisfeito com esta oportunidade. O clube dá estrutura para trabalhar, tem CT para a base e isso valoriza o trabalho. Os resultados são importantes, claro que todo mundo gosta de vencer, mas nossa mentalidade é a formação de jogadores e conseguir fazer com que cheguem prontos ao grupo profissional”, revela.
          A competição é uma das maiores do país em sua divisão. Ao todo, 23 clubes estão na disputa pelo título. A estreia aconteceu no dia 17 de agosto, diante do Juazeiro, êxito de 2 a 0. Na sequência, vitória por 2 a 1 contra o Maracanã, da cidade de Maracanaú, região metropolitana da capital. O próximo compromisso, válido pelo Grupo A2, está marcado para o sábado (30), às 15h30min, contra o Juventus de Fortaleza. Além destes duelos, um amistoso na última segunda-feira (25) organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) envolveu o Ceará e seu arquirrival, Fortaleza, mas apenas para o Sub-16, visando as competições próximas da Seleção desta divisão. O empate foi saudado pelo técnico Juca. A sequência positiva do trabalho e sua metodologia de atuação sendo bem vista é o objetivo do profissional.
       “Pegamos um adversário que joga junto há três anos e os meninos foram subindo lado a lado nas categorias. Nosso time é mais novo e mesmo assim saímos na frente, tivemos controle da partida. No entanto, como citei anteriormente, o importante de um trabalho de qualidade nas categorias de base é focar muito em fundamentos, aprimoramento técnico, postura tática, finalização, pé esquerdo, direito, cabeça, domínio, porque no profissional tem que chegar praticamente pronto. Então essa é uma das funções importantes de nossa atividade. Nessa idade é normal a competição também e os jogos do Estadual servem para dar esse ritmo necessário. Repito, é bom ganhar e todos buscam nisso, mas o pensamento do clube é que estes meninos possam ascender no momento certo, sem queimar etapas e quando estiverem no tempo para o grupo principal, possam subir prontos. Por isso mesmo, já jogamos com uma forte linha de quatro atrás, repetindo o esquema proposto pelos profissionais, para que não haja diferenças de sistema quando o atleta estiver lá”, afirma. 

Nenhum comentário: