quarta-feira, agosto 06, 2014

Copa Fernandão: Com time sub-20, Juventude tenta voltar à Copa do Brasil após três anos


            Campeão da Copa do Brasil de 1999, o Juventude está desde 2012 sem disputar a competição. A equipe de Caxias do Sul não obteve classificação nos dois últimos anos. Para não fechar três temporadas sem jogar o torneio nacional, o clube da Serra Gaúcha inicia nesta quarta-feira, dia seis, a busca por uma vaga. Com a equipe sub-20, já que o time principal disputa a Série 'C' do Brasileirão, o Ju inicia a disputa da Copa Fernandão, que dará ao campeão vaga na Copa do Brasil 2015. O adversário de estreia, às 20h, será o Ypiranga, no estádio Colosso da Lagoa, em Erechim.
           - Não abriremos mão da forma de jogar que tivemos no primeiro semestre. Nosso time tem grande disciplina tática e doação física em todos os momentos. Claro que nossa equipe é formada, em maioria, por jogadores com idade júnior. O principal objetivo é dar experiência a estes jogadores, mas, dentro de campo, a busca é sempre pela vitória - diz Túlio, que fez parte da terceira melhor campanha na primeira fase do estadual de juniores 2014. A equipe acabou eliminada nos pênaltis pelo Cerâmica, nas quartas de final.
          O Ypiranga, adversário de estreia do Juventude na Copa Fernandão, obteve, no primeiro semestre, o título da Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho. O jogo será no estádio Colosso da Lagoa, um gigante para os padrões do interior, com capacidade para cerca de 25 mil torcedores.
          - O Ypiranga é um dos favoritos, pois tem um grupo qualificado e ainda se reforçou. Além disso, o técnico Leocir Dall'Astra conhece muito bem seus jogadores. Uma vantagem nossa é a experiência do nosso treinador, Tiago Nunes, que já trabalhou pelos "quatro cantos" do Rio Grande do Sul e conhece muito bem os adversários. Já trabalhou com diversos jogadores e comissões técnicas. Estamos muito bem informados - garante o preparador.
          Em 2014, os cinco representantes gaúchos na Copa do Brasil são Grêmio, Inter, Novo Hamburgo, Lajeadense e São Luiz - os dois últimos já estão eliminados. Em 2013, além da dupla Gre-Nal, disputaram o torneio, pelo Rio Grande do Sul: Caxias, Veranópolis e Brasil de Pelotas. Em 2012, os gaúchos foram Grêmio, Juventude e Sapucaiense. O Ju eliminou o Operário/PR na primeira fase e caiu diante da Portuguesa/SP, na segunda etapa.
          Para 2015, três das quatro vagas gaúchas na Copa do Brasil estão preenchidas por Inter (campeão estadual), Grêmio (vice) e Brasil de Pelotas (campeão do interior). Caso um ou dois dos times da dupla Gre-Nal se classifiquem para a Libertadores, podendo ampliar o número de vagas para cinco ou até seis, estão na fila: Caxias (quarto colocado) e Veranópolis (quinto). No ano passado, o campeão da copa do segundo semestre - em 2014, Copa Fernandão -, que se classificou para a Copa do Brasil, foi o Novo Hamburgo, que só não disputará as oitavas de final da competição nacional, este ano, se for comprovado, nesta sexta-feira, que houve escalação irregular no segundo jogo contra o ABC.

SEGUNDA CHANCE
        Diferentemente da Copa do Brasil, na Copa Fernandão, a equipe pode ser até "eliminada" que ainda assim tem chances de seguir de fase. É que, na primeira fase, a equipe eliminada com melhor índice técnico também se classifica. Na segunda fase, as duas melhores "eliminadas" passam para a etapa seguinte.
        Não há, no regulamento da competição, possibilidade de se eliminar o jogo de volta nas primeiras fases a partir de uma vitória por dois ou mais gols de diferença. Conforme o documento no site da Federação Gaúcha de Futebol, existe a obrigatoriedade da segunda partida em cada uma das fases. O fator local é algo que não deverá ajudar muito o Juventude, que mandará seus jogos fora do Jaconi, no estádio das Castanheiras, em Farroupilha.

Nenhum comentário: