domingo, agosto 17, 2014

Preparador físico Marcelo Duarte vira Gerente de Futebol !


            O preparador físico Marcelo Duarte, conhecido no interior do estado, está trocando de área, mas o faco é o mesmo: o futebol e o profissionalismo. Ele está deixando o cargo de preparador e virando Gerente de Futebol. Marcelo passou um bom tempo na China e também esteve em clubes importantes do interior do estado como Juventude, Inter de Santa Maria e Riograndense. O profissional conversou com EXCLUSIVIDADE com o site PELEIA FC e contou como está sendo esse momento de transição. Confira o BATE BOLA:


>>> Como surgiu essa decisão de decidir mudar de cargo no futebol ?
Marcelo Duarte: A decisão foi tomada ainda quando estava na China. Lá, tive a oportunidade de me inscrever no curso a distância que a FIFA organiza a cada 2 anos sobre GESTÃO ESPORTIVA PARA O FUTEBOL. Este curso é realizado para América Latina no Brasil em parceria com a FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS. E foi interessante este curso porque que terminava justamente no 1º semestre de 2014 quando já estaria de volta ao Brasil para apresentação do trabalho de conclusão. 

>>> Como você projeta essa mudança ?
Marcelo Duarte: Não será nada fácil. Terei que voltar para o final da fila e usar minha rede de relacionamento para mostrar que posso contribuir da mesma forma ou mais para que o clube acredite em meu trabalho e atinja seus objetivos propostos. No futebol parece existir muitas oportunidades, mas o mercado é muito escasso. Principalmente pela crise que o nosso futebol passa. Está crise não tem nada a ver com falta de dinheiro, a verba existe, é preciso saber buscar e também necessário ter uma gestão profissional e não política nos clubes.  Hoje o gerente Executivo acaba sendo a ligação do futebol com a direção. A direção não perde autonomia, mas com a figura do Gestor eles podem tomar decisão menos emotiva e mais coerente pensando na saúde financeira, administrativa do clube.

>>> Como está sendo a sua preparação para assumir a função de gerente ?
Marcelo Duarte:  Sigo estudando e buscando muita interação com outros profissionais desta área. Os livros, os sites, as informações são um pouco diferentes do que os últimos 12 anos me apresentaram no futebol. Com a experiência na China intensifiquei o estudo do Inglês. No inicio de Setembro, numa Faculdade da Grande Porto Alegre vou realizar uma extensão para desenvolver projetos em busca de recursos públicos para o esporte, inclusive o futebol. Da minha competência eu sei, mas é preciso o clube acreditar que eu possa contribuir para o sucesso das metas traçadas e para isto precisamos desenvolver um trabalho !
  
>>> Quais foram seus últimos trabalhos ?
Marcelo Duarte: Na preparação física passei o 2º semestre de 2012 e o ano de 2013 na China e no retorno ao Brasil estive com Geraldo Dellamore no Juventude na disputa do Campeonato Gaúcho de 2014 ! No meu segundo ano na China (2013) eu já assumi a Coordenação Técnica da preparação física do Guangdong Sports Lottery para todas as categorias. 
  
>>> O que você acha que falta para o futebol do interior crescer mais ?
Marcelo Duarte: O futebol do interior sofre muito principalmente no 2º semestre. Penso que os clubes não devam ficar esperando apenas pela federação. Eu acredito que ações de aproximação com a comunidade é fundamental. Um clube de futebol não sobrevive sem a sua comunidade. Esta aproximação não é só com vendas de camisetas. Basicamente digo que os clubes deveriam pensar futebol para a sua comunidade, mesmo com a dupla GRENAL, que são instituições difíceis de serem batidas no coração dos gaúchos. Investir e não apostar em jovens atletas da região, mas este investimento com plano de trabalho com inicio meio e fim! Não apenas largar no campo e pedir para jogar!  Isto não é profissional é uma ilusão. No projeto que venho apresentando para clubes do estado e fora, ele aborda estas questões que são muito amplas, hoje são grandes problemas para os clubes do interior e não só no RS. Questões como: Viabilizar financeiramente o clube o ano todo? Proporcionar futebol com estrutura técnica e logística adequada ?

>>> Já teve alguma decepção no futebol ?
Marcelo Duarte: Sim, Claro ! Em qualquer profissão isto existe. Estamos falando de trabalho não de lazer. Decepções acontecem e no futebol não seria diferente. No meu caso tive decepções, foram muitas, as conquistas e experiências que obtive como preparador físico são menores mas com um poder muito maior, são prazerosas, que orgulham a mim, minha esposa e meus filhos. São minhas ninguém me tira !

Nenhum comentário: