quarta-feira, abril 16, 2014

Esportivo emite nota e diz que vai ao STJD para evitar rebaixamento


           A direção do Esportivo emitiu uma nota oficial sobre o julgamento do TJD, que terminou com rebaixamento do clube para Divisão de Acesso, devido ao ato de racismo ocorrido no estádio Montanha dos Vinhedos, no jogo contra o Veranópolis. Confira a Nota

           No tocante ao julgamento da última quinta-feira, dia 10 de abril, realizado pelo Egrégio Tribunal Pleno do T.J.D. RS, o Clube Esportivo de Bento Gonçalves vem a público se manifestar nos seguintes termos:
          O CLUBE ESPORTIVO BENTO GONÇALVES, representante esportivo da comunidade de Bento Gonçalves, constituída pela miscigenação de inúmeras etnias, tem sua história marcada por sua índole hospitaleira, sempre recebendo a todos visitantes – independente de credo, raça, cor e religião – de forma cordial e respeitosa, sendo que tal postura se reflete na verdadeira torcida do clube.
         O ESPORTIVO na sua longa trajetória de 95 anos jamais teve em sua praça de desporto qualquer incidente relacionado com atos de “racismo e injúria racial”.
         A decisão inicial da Comissão Disciplinar de punir o clube com perda de 5 mandos de campo e mais multa de R$30 mil reais já tinha sido uma punição muito rigorosa, sendo que o clube, na ocasião, já tinha recorrido em busca da melhor justiça.
         A decisão do Tribunal Pleno do TJD de agravar ainda mais a condenação, penalizando o clube com a perda de nove pontos e, consequentemente, rebaixando-o de divisão, é a pena mais rigorosa que se tem notícia no cenário desportivo mundial, atingindo um clube que jamais teve qualquer incidente dessa natureza.
        Os crimes de injúria racial e de racismo no Brasil são problemas sociais que afetam a sociedade como um todo e que, por vezes, infelizmente, se refletem no comportamento de torcedores de qualquer agremiação esportiva. Assim, o combate a tais comportamentos deve ser implementado, especialmente, através de medidas educativas, o que não é o caso da punição exacerbada imposta a este Clube.
       Certamente concordamos que este grave problema social deva ser combatido com todo o rigor, também no âmbito esportivo, buscando punir os verdadeiros responsáveis, não impondo uma pena que, importando no rebaixamento do Clube Esportivo, atinge a toda comunidade bento-gonçalvense.
       Ressalte-se que esta agremiação em nenhum momento praticou qualquer ato de racismo ou de injúria racial, mesmo porque jamais tolerou tais condutas, razão pela qual, desde o momento em que tomou ciência dos fatos, adotou todas as medidas ao seu alcance para identificar os agressores, que resultaram exitosas, pois os nomes destes foram informados à Autoridade Policial, tanto que tramita na Delegacia de Policia de Bento Gonçalves um inquérito que visa punir os verdadeiros criminosos.
       Se punir com perda de 9 pontos e rebaixar o Esportivo fosse efetivamente representar a solução para o fim do racismo no país, o clube se submeteria a tão severa punição em nome desta causa nobre, todavia, não cremos que essa é a melhor forma de resolver esse problema.
        A decisão do Pleno do TJD, que se pretende reformar, provoca ao nosso sentir profunda insegurança jurídica na seara desportiva, uma vez que todo o trabalho de um clube - como é o caso do Esportivo, com quase um século de história - e sua comunidade fica a mercê de condutas, passionais e irresponsáveis, de alguns poucos maus torcedores.
        O Esportivo, por óbvio, não se pode resignar com a decisão do Colendo Tribunal Pleno e continuará exercendo seus direitos, através de apropriado recurso perante o STJD, no qual acredita que a melhor justiça triunfará.

Atenciosamente,
A Direção.

Nenhum comentário: