quinta-feira, abril 17, 2014

Ídolo do Torcedor, Zulu se emociona ao deixar o Jaconi

Foto: Arthur Dallegrave
          O futebol é construído de ciclos. Nem mesmo os jogadores mais identificados com um clube fogem a essa regra. Zulu, o Z9, o Rei Zulu está deixando o Esporte Clube Juventude. O anúncio ocorreu na tarde desta quarta-feira (16/04), em entrevista coletiva, que contou com a presença do atleta, do Presidente Raimundo Demore, e do Gerente de Futebol, Michel Costa. Emocionado, Zulu recebeu uma placa em homenagem aos serviços prestados ao Esporte Clube Juventude. O jogador acertou transferência para o Icasa-CE.
          Dono da camisa número nove desde 12 de Dezembro de 2010, chegou ao Jaconi cercado de expectativas. Estaria chegando o goleador que o Juventude tanto precisava? A resposta veio dentro de campo, ao longo de quatro temporadas.
           Foram 132 jogos, 66 gols e uma média de um gol a cada dois jogos, números que muitos centroavantes dificilmente alcançam em um mesmo clube. Alguns desses gols, inesquecíveis, mais importantes que uma simples bola na rede. Torcedor nenhum vai esquecer, por exemplo, dos dois marcados contra o Londrina, na histórica classificação do Juventude na segunda fase da Série D, ano passado.
          Nas quatro temporadas em que pisou no gramado do Jaconi, Zulu se tornou Rei. Também vestiu-se de Zorro, foi o maquinista da Maria Fumaça do Jaconi, enlouqueceu com a Papada e comemorou assim, valorizando, com irreverência, cada gol marcado vestindo Verde e Branco. Deixou de aceitar boas propostas para continuar onde se sente bem, onde tem história.
           Mas um ídolo não alcança esse posto apenas com gols, ou com grandes atuações. Um jogador só se torna ídolo se veste a camisa de seu time com honra, com raça e sabendo da paixão de seu torcedor. Zulu é um exemplo de tudo isso. Dentro e fora de campo sempre representou de forma íntegra as cores do Verdão. Superou calado às críticas dos momentos difíceis e encarou discretamente o posto de referência do Juventude.
           A partir de hoje, os autofalantes do Jaconi não anunciarão mais Zulu com a camisa 9. Outros assumirão este posto e torcemos para que façam uma história tão bonita quanto Z9. Mas é com orgulho que todos lembrarão, durante muitos anos, deste personagem que marcou uma geração alviverde.

Site do Juventude

Nenhum comentário: