terça-feira, janeiro 21, 2014

Dupla RIO-NAL treina com temperatura de 50 ºC em Santa Maria. Com a palavra os preparadores !

Foto: Gabriel Haesbaert / Portal Extra
       Santa Maria registrou, na segunda-feira, a temperatura mais alta do ano de 2014. Foram 37,7 ºC e no sol a sensação térmica chegou aos 50ºC. No centro da cidade, as sorveterias estavam lotadas. Até o guarda chuva virou opção fugir do sol. As garrafinhas de água mineral também acompanharam os santamarienses pelas ruas da cidade. Além do sol intenso, o abafamento é uma das características do município do coração do Rio Grande devido a sua geografia.
        Contudo, quem não tem vida fácil neste inicio de ano, são os jogadores do Internacional de Santa Maria e do Riograndense que estão nas primeiras semanas da pré-temporada. No estádio dos Eucaliptos, a temperatura chegou aos 50ºC no gramado. Os atletas ainda estão na faze de treinamentos físicos. Com a perda de líquidos, hidratação é a palavra de ordem nos dois clubes. Muita água para todos, conforme explica o preparador físico do Riograndense, Marcel Almeida:
      "O calor é intenso e o atleta tem um desgaste. O jogador perde cerca de 3% de líquidos, mas depende do metabolismo de cada um. Trabalhei em Bagé, e lá é o calor do sol, mas aqui, em Santa Maria, tem o abafamento. Mas acredito que o calor não vai prejudicar o nosso trabalho, pois estamos com um bom suporte em questões de suplementos alimentares e repositores energéticos." - disse o preparador físico do Riograndense
      Ainda segundo Marcel além da da hidratação, uma boa alimentação é fundamental neste período.
      Trabalhar neste sol, no inicio de uma pré-temporada é desgastante segundo o preparador físico do Internacional de Santa Maria, Roger Burkert:
     "Sempre com as temperaturas elevadas se tem um prejuízo. Após os treinamentos, temos um cuidado com alimentação, suplementos e frutas para hidratar os atletas. É o cuidado normal, tem o fator benéfico que tu pode ter uma condição mais rápida com o calor, mas temos que ter cuidado." - ponderou
      Roger também falou sobre as câimbras que levaram o zagueiro do Inter, Fernando Salvan, ao hospital. O atleta ficou imobilizado, sem conseguir se mexer:
      "O Fernando teve um caso de desidratação severa. Baixaram os níveis de sódio e potássio no organismo. O estranho é que isso aconteceu bem depois do treinamento, o jogador já estava até no quarto da concentração." -  explicou Roger Burkert
       Ainda segundo o preparador do Inter-SM, o defensor começou a sentir a forte desidratação, duas horas após o treinamento. Agora o atleta conta com uma atenção especial.
      O Inter de Santa Maria alterou o horário dos treinamentos da tarte para às 16h 30min. Já o Riograndense manteve o horário das 17 horas.

Nenhum comentário: