quinta-feira, agosto 14, 2014

Torcida Geral do Grêmio não pode ingressar caracterizada em estádios por cinco jogos

Fotos/Marjuliê Martini
          Um acordo assinado nesta quarta-feira, 13, pelo Ministério Público, Federação Gaúcha de Futebol, Brigada Militar, Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e torcida Geral do Grêmio, ficou definido que a organizada não poderá ingressar caracterizada em estádios de futebol, por cinco partidas. Isso inclui a proibição de portar instrumentos musicais, faixas, bandeira e qualquer outro tipo de indumentária. A medida valerá tanto para partidas em que o Grêmio for mandante quanto para as que for visitante.
           Durante a reunião, realizada na sede do MP, os representantes da Geral se comprometeram em apresentar à Promotoria de Justiça do Torcedor, até 13 de outubro, um cadastro de todos os seus integrantes. Por sua vez, o representante do Grêmio no encontro irá levar à direção do clube o pedido reiterado do MP de que seja delimitada a área da Arena destinada às torcidas organizadas, onde haverá ingresso apenas para cadastrados.
            A sanção foi aplicada à Geral por ter descumprido orientação da Brigada Militar de fazer a concentração, antes do Gre-Nal do último domingo, 10, no bairro Cristal, em frente à Escolhinha de Futebol do Grêmio. Pelas redes sociais, os torcedores combinaram de se encontrar nas proximidades do estádio Olímpico para iniciar o deslocamento até o Beira-Rio pelo Bairro Menino Deus. Isso obrigou a cisão do contingente da Brigada Militar destinado ao acompanhamento das torcidas organizadas. Outro fato levado em consideração foram as imagens de câmeras de segurança que mostram torcedores da Geral derrubando os tapumes colocados para delimitar o ingresso no estádio e entrando em confronto com a Brigada Militar.
           Participaram da reunião o Promotor de Justiça do Torcedor, José Francisco Seabra Mendes Júnior; o Comandante do Comando de Policiamento da Capital, Coronel João Diniz Godói; integrantes do Batalhão de Operações Especiais da BM; o representante do Grêmio, Lauro Noguez; e o Vice-Presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luiz Fernando Costa.

Nenhum comentário: